Menu
portugal 2024

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

Conheça a nova identidade visual do Dia Mundial da Criatividade


banner dmc

Sci-fi, synthwave, cyberpunk e outras referências pop/cult embalam a edição de 2023 ao homenagear o retrofuturismo de um metaverso cada vez mais orgânico

É um desafio gigante trazer um conceito que represente visualmente o maior festival colaborativo de inovação e criatividade do planeta. Como, com o ano de 2023 se avizinhando, é possível traduzir esteticamente o evento que exalta, emoldura e comemora quem concretiza a criatividade em empreitadas e ações pelo Brasil por meio da inovação?

whatsapp_image_2022_12_08_at_14_24_15_2

Prepare-se então para a resposta porque ela não foi tirada da cartola de forma aleatória. Se você reparar no símbolo do Dia Mundial da Criatividade - três figuras ovaladas de cores diferentes se misturando dentro de um círculo - fica mais fácil de entender. A data celebrada em 21 de abril tem como propósito enfatizar como colaborações, diversidade e conexões trazem nada menos que a tão almejada inovação que provoca a transformação social e econômica.

O símbolo do DMC é a intersecção, o amálgama e a mistura. Então, é trafegando entre a lógica binária digital e a organicidade humana que referências duras e quentes expressam a edição de 2023. As escolhas da identidade remetem à quebra da barreira entre o real e o digital presente em paradoxos do metaverso, um dos temas mais fervilhantes da contemporaneidade.

whatsapp_image_2022_12_08_at_14_24_15_1

Repare na presença de grades, tão comuns em projetos mais mecânicos, automáticos e robotizados, com as figuras arredondadas e os geodos que lembram o formato real da Terra. Ponto e contraponto propondo a fusão entre ambos para atingir o resultado evolutivo de uma harmonia perfeita a partir de suas imperfeições. 

Se o metaverso é uma cópia do nosso universo feita em uma dimensão digital, temos a prova de que somos capazes de criar. Se temos essa habilidade, automaticamente, temos a responsabilidade de conceber com respeito e com finalidade edificante em prol da constante melhoria da nossa espécie. 

Essa discussão sobre futuro evoca imediatamente nomes de autores como William Gibbs (Neuromancer), Philip K. Dick (Blade Runner), Isaac Asimov (Eu, Robô) e os visuais associados aos livros e obras do cinema que ajudam a ilustrar o tema.

Jovem talento

O conceito da identidade visual do Dia Mundial da Criatividade 2023 foi elaborado por Adenilson Freire Júnior, designer gráfico de Maringá, PR. Ade, como é conhecido, cresceu jogando vídeo games, assistindo filmes e séries e sempre com o apoio da mãe para fazer o que gostava. Isso só o incentivou a aguçar a própria criatividade.

Gostava de criar histórias, desmontar brinquedos para fazer outros com as peças, apreciava fazer mapas e a natureza, tanto que chegou a cursar dois anos de geografia na cidade natal. Foi por meio do podcast Diagrama, apresentado por Rogério Lionzo, que conheceu referências nacionais e de fora do Brasil sobre design, como Kiko Farkas e a escola de arte vanguardista alemã Bauhaus, e iniciou um processo autodidata até se matricular em uma universidade regional.

Na universidade, com amigos, criou o estúdio experimental Fenda, uma espécie de grupo de estudo para aprender mais do que a faculdade oferecia. Para Ade, "design é transformar ideias em objetos, é tornar um produto funcional e belo inspirado no biomimetismo que se enxerga na natureza".

captura_de_tela_2022_12_08_a_s_13_32_24