Menu
São Paulo 2024

Blog World Creativity Day

What happens in São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

O que é o Festival Mundial da Criatividade?


banner dmc

O Dia Mundial da Criatividade começou a ficar pequeno para as milhares de pessoas, projetos e marcas engajados em se conectar e criar soluções para os problemas econômicos, sociais e ambientais do mundo. E o ano de 2022 apresentava o desafio dos novos e graves problemas que emergiram com a pandemia. Era preciso criar muito, criar mais e, também, voltar celebrar a vida. A WCO enxergou então a necessidade de expandir o encontro para um Festival.

A Organização Mundial da Criatividade lançou o tema: Celebrar a Vida. E definiu a cidade onde o Festival aconteceria. E para celebrar a vida e a criação não havia cidade mais adequada do que Salvador. Além de primeira capital do Brasil, não é exagero olhar para a cidade como o berço cultural do país. A música, o cinema, as artes visuais e as dinâmicas inventivas pelo espaço público atestam isso diariamente.

A WCO apostou que de Salvador a criatividade alcançaria não só o país inteiro, mas o mundo. E nada mais representativo desse movimento de expansão do que promover os encontros em um porto. A DOCA 1 - Pólo de economia criativa de Salvador - foi escolhida para ser ocupada durante três dias por muita informação, debate, pensamento e, claro, festa.

Em abril de 2022, no porto de Salvador, nascia o Festival Mundial da Criatividade. A cidade  recebeu infraestrutura e visibilidade para dezenas de atividades como instalações, performances, experiências, painéis, palestras e exposições, tudo isso sustentado pelos pilares da música, da arte e da interatividade. O evento já surgiu como o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, com uma circulação de 5 mil pessoas.

O Festival contou com presenças fundamentais para o pensamento criativo como a artista Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura do Brasil. Durante a sua participação ela afirmou o propósito de: “aumentar a potencialidade, da cidade e do povo da cidade, com essa potência musical que nós temos aqui”.

Em 2023 o Festival segue em expansão. Este ano serão 4 dias de atividades. A estimativa de público é de 15 mil pessoas. A cidade escolhida pela WCO é São Paulo.