Menu
world 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Salvador

Você está em Blog DMC > Salvador

Em uma semana, Salvador será a capital da criatividade com o “World Creativity Festival”


banner dmc

De 20 a 22 de abril, Salvador será a sede da 1ª edição do World Creativity Festival (Festival Mundial da Criatividade), maior evento integrante do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), principal movimento colaborativo de criatividade do mundo. Celebrando o 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação instituído em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital baiana viverá uma maratona totalmente gratuita de atividades que objetivam reaproximar as pessoas, acelerar o desenvolvimento de novos talentos, visibilizar quem está fazendo a diferença e proporcionar novos conhecimentos e oportunidades profissionais. As ações ocorrem no recém-inaugurado Doca 1 – Polo de Economia Criativa e no Hub Salvador, localizados no Comércio, e as inscrições estão abertas no site oficial (acesse aqui), sendo necessário agendar vaga para cada atividade individualmente.

Quatro recortes curatoriais guiam a estrutura da programação: emoções, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. Estas diretrizes se inspiram pelo tema “Celebrar a Vida”, quando se evidencia a necessidade de estimular a energia criativa, capacidade de transformação e a própria alegria após dois anos de pandemia e em meio à crise que ora atravessamos. Uma lista de mais de 20 palestras de personalidades inspiradoras, masterclasses, painéis de debate sobre empreendedorismo, inovação, educação e sustentabilidade acontecem em paralelo a performances artístico-culturais e ambientes de convívio, a exemplo da exposição “Panela de Bairro”, do programa realizado pela TV Bahia, além de shows de artistas que representam a nova música feita na Bahia.

O World Creativity Day foi criado no Brasil em 2014, ainda antes da data estabelecida pela ONU, numa idealização portanto visionária de Lucas Foster, um dos maiores especialistas brasileiros em economia criativa. Em 2022, o movimento se espalha por cerca de 120 cidades ao redor do mundo, com mais de 1.500 atividades presenciais e online que acontecem de forma simultânea durante os três dias. O Brasil é país central neste grande evento, com a participação de cerca de 100 cidades de todas as regiões, através do engajamento de milhares de agentes que incluíram suas comunidades nesta rede colaborativa internacional – e, agora, com a estreia do World Creativity Festival.

“Salvador foi escolhida como Capital Mundial da Criatividade 2022-2023 pela World Creativity Organization e sediará o lançamento do Festival Mundial da Criatividade por tudo que a criatividade representa para o povo baiano e por tudo que a criatividade baiana representa para o Brasil e para o mundo. Se o maior festival colaborativo de criatividade nasceu no Brasil, nada mais justo que a primeira capital do Brasil sediasse esse grande lançamento. A criatividade faz parte da essência e da economia da cidade”, afirma Lucas Foster.

World Creativity Day é promovido pela World Creativity Organization, que, em Salvador, se une à Agência Califórnia para a realização do World Creativity Festival, com a parceria institucional da Prefeitura de Salvador. A Buser é patrocinadora oficial. Globo, TV Bahia, Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Espaço Doca 1, Hub Salvador, UCharge, Pitch Week, Scream Festival e Blueartes compõem a lista de parceiros oficiais. 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO WORLD CREATIVITY FESTIVAL EM SALVADOR 

DIA 20 DE ABRIL – A abertura oficial, na quarta-feira (20), a partir das 17h30, é no Doca 1. O pôr do sol é cenário para uma performance do Maracatu Ventos de Ouro, seguida da cerimônia com a presença de representantes das entidades realizadoras e parceiras, às 18h, e da apresentação “Inovação ajudando para transformar o mercado”, com a Buser, patrocinadora oficial.

Às 19h, a fala magna, “Salvador #CidadeCriativa”, fica a cargo de Monique Evelle, referência em criatividade e empreendedorismo no Brasil. Fundadora da Inventivos, plataforma de formação de novos empreendedores, ela foi reconhecida pela Forbes, em 2017, na lista de “30 under 30”, dos 30 maiores talentos brasileiros com menos de 30 anos de idade, e depois em 2021, como uma das maiores empreendedoras do país. Aos 16 anos, criou o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais, e é autora do livro “Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo”.

Depois, às 20h, Itala Herta assume o talk “Inovação social: diversidade e inclusão”. Consultora e empreendedora social graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas, Itala atua há mais de 15 anos com projetos interculturais de inovação social, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social. É fundadora da DIVERSA, plataforma de aprendizagem, investimento e conexão focada no acolhimento, bem-estar mental e emocional para mulheres empreendedoras e intraempreendedoras.

Fechando a noite, às 20h40, a FitDance, uma revolução no mercado da dança e uma das empresas que mais crescem no planeta, ocupa o palco para celebrar em festa com os participantes.

DIA 21 DE ABRIL – No feriado de 21 de abril, as atividades no Hub Salvador se dão das 9h às 18h. Tudo começa com o Pitch Day, das 9h às 12h, com pitching de startups para uma plateia de investidores. Às 10h, o painel “Audiovisual: criando novas narrativas” reúne Bruno Zambelli, Gil Alves e Joy Alexandrino, com mediação de Lili Almeida. No turno vespertino, às 14h, dois talks estão agendados: “Alavancas para fomentar um ecossistema empreendedor”, com Diogo Garcia, sócio-diretor da KPMG Brasil e líder do programa Emerging Giants Startups no Brasil, e “Nova década do pagodão”, com Beatriz Almeida e Joyce Melo, criadoras do Pagode por Elas, plataforma de conexão, entretenimento e informação das mulheres no pagode. Às 15h, o painel “Negócios sociais e criativos” traz Iago Santos, idealizador do TrazFavela Delivery e coordenador de Inovação e Tecnologia da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA), e Lourrani Baas, estilista e ativista na luta contra a gordofobia, com mediação de Paulo Henrique. Também às 15h, o talk “Economia criativa da Bahia” é apresentado por Daniele Canedo, do Observatória da Economia Criativa da Bahia. Às 16h, mais um painel: “O paralelo do design tradicional e as inovações e soluções tecnológicas para eventos”, com Tiago Mas (Blueartes) e Clariana Maia (+2CO), mediados por Maurício Lins (Home Design). Também às 16h, o Painel Scream Festival “União da fé” apresenta Diego Oliveira, Pai Rychelmy e Ubiraci Pataxó.

Já no Doca 1, às 17h, o Painel Globo “Cidade da Música” fica nas mãos das cantoras Larissa Luz, Margareth Menezes e Rachel Reis, mediadas por Luana Assiz. Às 18h, o painel “Existe mercado musical independente?” agrupa Faustino Beats, Gustavo Alves, Laísa Gabriela e Marcelo Argôlo, com mediação de Simone Braz. O Painel Globo “Gastronomia ancestral” começa às 19h, com Aline Guedes, Solange Borges e Tadeu Nonato, mediados por Luana Souza. Fechando o dia, às 19h40, tem show pirotécnico e show de Larissa Luz, às 20h, com o espetáculo de seu novo EP, “Deusa Dulov (vol. 1)”.

Na programação online, haverá as masterclasses “Pra qualquer que seja a pergunta, a resposta é Comunidades”, com o gestor Rodrigo Schmitt, e “Tecnologia para salvar o mundo”, com Anna Luísa Beserra, jovem cientista e empreendedora social, que atua para democratizar o acesso à água e saneamento no mundo através de tecnologias inovadoras e acessíveis. Para completar, Nizan Guanaes compartilha suas experiências no talk “A essência da criatividade”.

DIA 22 DE ABRIL – No terceiro e último dia do World Creativity Festival, o Hub Salvador recebe mais um Pitch Day, das 9h às 12h. Às 10h, o Painel Globo “Tecnologia Black” traz Antonio Pita, Arthur Lima e Karine Oliveira, com mediação de Aldri Anunciação. Às 11h, o Painel Scream “Salvador – Cidade criativa, tecnológica e afrofuturista” vem com Adelino Mont’Alverne, Anderson Carvalho, Marcus Mendes, Pablo Maurutto e Seville Alves. De tarde, às 14h, o painel “Lideranças femininas nas organizações” apresenta Bárbara Carine e Geo Nunes. Já às 16h, Ana Antar – cofundadora e CEO da ERA Game Studio, sócia-fundadora do Refúgio, coworking com foco em arte e tecnologia, e produtora nacional da Women Game Jam – conduz o talk “O primeiro live game do mundo”.

No Doca 1, às 17h, a masterclass “Empreendedorismo em comunidades: transformando vida a partir dos propósitos” é com Hizan Silva e Pedro Batalha, criadores da marca de roupas Dendezeiro. O Painel Globo “A Bahia na teledramaturgia brasileira” reúne, às 18h, Aldri Anunciação, Elisio Lopes Jr. e Jackson Costa, mediados por Pablo Vasconcelos. Para encerrar o evento, às 20h, show de RDD, líder do grupo ÀTTOOXXÁ, um dos principais produtores musicais do Brasil na atualidade.

Pela internet, o talk “Criatividade e inovação – os aprendizados trazidos na pandemia” é com Andre Friedheim, e a fala magna “Criativismo ESG: ativismo criativo por um mundo melhor”, com Alexis Pagliarini, expert em ESG – Environmental, social and corporate governance (governança ambiental, social e corporativa), conclui a programação.