Menu
united-kingdom 2024

Blog World Creativity Day

What happens in São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

A origem do Dia Mundial da Criatividade: uma trajetória em cinco edições


banner dmc

A chegada da 5ª edição do Dia Mundial da Criatividade, realizada nos dias 21 e 22 de abril de 2020, nos dá a chance de observar o legado da iniciativa que começou em 2014. Hoje o DMC é uma comunidade global composta por empreendedores sociais, líderes empresariais, educadores, pesquisadores, inovadores da tecnologia e indivíduos focados na utilização da criatividade para mudar o mundo para melhor.

Além de comemorar a existência da criatividade como um agente dessa mudança, a data é celebrada por meio de ações, atividades e práticas que buscam apresentar caminhos que elevem a humanidade e encontrar saídas para os grandes problemas da nossa época. Prova disso é o total de atividades da edição de 2020, que se aproxima de quase 1600 com quase 3 mil horas de conteúdo digital que trata de uma gama de temas variada e intensa, algo perfeito para tempos de pandemia.

Atualmente, o DMC envolve 15 países do mundo, com 115 cidades atuantes, sendo que 96 são brasileiras, mas essa história que tanto homenageia quanto coloca a criatividade em prática tem uma trajetória que merece ser contada.

foto_de_2014_na_1a_edic_a_o_do_evento

O primeiro Dia Mundial da Criatividade (em inglês; World Creativity Day) ocorreu em 17 de novembro de 2014 (foto acima: ProjectHub com Lucas Foster ao centro). A data ainda não tinha sido incluída no calendário oficial da ONU e, portanto, respeitava a data em que o dia era celebrado em Portugal. Organizado pela Project Hub, plataforma digital de empreendedorismo criativo, e idealizada por Lucas Foster, líder global do DMC, a edição de estreia contou com a visita ao Brasil de um dos maiores expoentes da economia criativa do planeta, John Howkis, autor do livro “Economia Criativa”, publicado em 2001 e tido como a bíblia do segmento econômico.

A segunda edição ocorreu em 2016 (foto abaixo), momento em que o Brasil já atravessa a crise econômica. Justamente por isso, Foster defendeu o DMC como um direito e como alternativa que gera um celeiro de propostas e soluções na figura de startups, empreendimentos e projetos criativos para momentos de recessão. A ação também foi no dia 17 de novembro e reuniu empresas expressivas na programação como Youtube, Grupo Pão de Açúcar, Bradesco, Itaú e parceria com a Escola Britânica de Artes Criaticas (EBAC).

foto_de_2016_2a_edic_a_o

Em 2017, um passo importante foi dado para consolidar a importância do Dia Mundial da Criatividade. A ONU, através da figura da Embaixadora e Representante Permanente de São Vicente e Granadinas, apresentou uma resolução (71/284) no dia 27 de abril que instituía o dia 21 de abril como a data oficial da criatividade no mundo exatamente com o objetivo de usá-la para ajudar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU previsto na Agenda de 2030.

No ano seguinte, Lucas Foster não perdeu tempo em atender ao chamado da ONU, que pedia envolvimento de diversos atores e ramos da sociedade, para impulsionar o Dia da Criatividade. Usando toda o conhecimento e especialidade em plataformas digitais, Foster traz à tona uma plataforma digital que conecta criativistas de todo mundo por meio da primeira rede social focada em criatividade.

foto_de_2016_2a_edic_a_o_1

Então, em 2018, a Project Hub se juntou à IdeaFixa e oficializou que a nova data do Dia Mundial da Criatividade seria no dia 21 de abril, em conformidade com a ONU, e 14 cidades do Brasil foram capazes de mobilizar 132 atividade sobre criatividade. Já em 2019, a 4ª edição do projeto foi expandida para 4 países, ocorreu ao todo em 50 cidades e contou com mais de 22 mil participantes por meio de quase 800 atividades. Foi a consagração do evento como a maior festival colaborativo de criatividade do mundo.

Agora estamos em 2020, diante da 5ª edição do DMC, com número de cidades participantes mais que dobrado (115) em relação ao ano passado e com uma plataforma digital remodelada para enfrentar os desafios da pandemia de covid-19. Ao contrário de muitos festivais que cancelaram suas realizações, o DMC se manteve firme e graças ao suporte vindo de plataformas digitais pode transferir e ensinar lideranças e voluntários a seguirem lutando em nome da criatividade. É a prova de que a organização do evento e seus colaboradores estavam prontos, dispostos e movidos por um ideal para fazerem uma edição 100% online.


*Baseado em conteúdo sobre o histórico do DMC produzido pelo professor de criatividade Felipe Zamana