Menu
united-kingdom 2024

Blog World Creativity Day

What happens in São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

21 e 22 de abril, a Festa da Criatividade tem data e hora certa!


banner dmc

Maestro João Carlos Martins, Luiza Trajano, Mário Sérgio Cortella, Maurício de Souza, Família Klink, Fernanda Montenegro, Bob Wolfenson, Lázaro Ramos, JR Duran, Eduardo Srur, Luciano Huck, Carlinhos Brown, Eduardo Kobra, Alex Atala, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Ziraldo, e muito mais (Faça o dowload do app aqui e fique sabendo a programação completa)!

Os nomes citados são apenas alguns dos que estão presente na programação dos dias 21 e 22 de abril, escolhidos para serem o World Creativity Day no Brasil. As datas foram preenchidas com palestras e entrevistas de grandes nomes da criatividade nacional, e também de fora do país, para mostrar como ela está presente em diferente áreas de atuação e como é empregada para extrair soluções de situações complexas e crises. 

Histórico

O maior objetivo ao celebrarmos a data do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação é encorajar a população a usar novas ideias, tomar decisões diferentes e ativar o pensamento criativo. Criatividade é o que faz o mundo girar! Afinal, tudo ao nosso redor é fruto da mente criativa de quem desafia normas, aceitas riscos e aprende através da tentativa e do erro. Nossos atos são ações criativas.

A pessoa que deu início à comemoração foi a canadense Marci Segal. A fundadora inventou a celebração da data oficialmente no dia 25 de maio de 2001, em Toronto. Segal estudou criatividade, em 1977, no Centro Internacional de Estudos de Criatividade e quando ela observou uma manchete no jornal National Post que anunciava que havia uma crise de criatividade no país, tomou a decisão de criar um dia especial para o tema.

De acordo com a estudiosa, é justamente no período de crise que as pessoas usam uma habilidade natural para gerar novas ideias e desenvolver maneiras de alcançar modos de sair dos problemas e tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Dessa forma, Segal organizou o primeiro Dia da Criatividade e Inovação em abril de 2202 com o apoio de colegas justamente com o intuito de impulsionar a criatividade entre as pessoas. A iniciativa de Segal deu tão certo e se provou tão em compasso com o fato de que a criatividade é uma necessidade a ser estimulada que diversas comunicada por todo o mundo resolveram adotar a data no calendário.

Foi em 2006, que o dia em questão tornou-se um evento de duração de uma semana, o World Creativity and Inovation Week, que começava no dia 15 de abril, dia em que Leonardo Da Vinci, um dos inventores mais famosos do mundo do faz aniversário.

ONU

A expressividade da data ganhou potência ainda maior quando a ONU inclui a Dia Mundial da Criatividade e Inovação no próprio calendário, em 27 de abril de 2017. A Organização optou pelo dia 21 de abril como a data oficial e destacou a importância do uso da criatividade como ferramenta humana na solução de problemas e em especial no alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável firmados em 2015.

Veja um vídeo da ONU que exemplificar o espírito da criatividade ao resolver situações e necessidades humanas aqui.

A primeira celebração da data pela ONU e o estímulo para que fosse incorporada por outros países, instituições, ONGs, sociedade civil e políticos ocorreu em 2018. Em 2020, a ONU voltou a frisar a importância da data no combate, na prevenção e no detectar da pandemia de covid-19 como ato solidário de compartilhamento de informação.

WCD no Brasil

No Brasil, a data é celebrada desde 2014, tendo Lucas Foster como padrinho e fundador. Ao longo dos anos, a iniciativa nacional expandiu-se a tal ponto que em 2020 envolveu 115 cidades, sendo algumas até de fora do país.

A quinta edição do evento foi realizada de modo inovador, completamente online com cerca de 350 atividades feitas entre os dias 21 e 22 de abril. Antes disso, houve um prelúdio da ação com milhares de horas de conteúdo exibidas no Instagram do evento para honrar a proposta da ONU de elevar a moral da população em todo mundo em período de isolamento social.