Menu
São Paulo 2024

Blog World Creativity Day

What happens in São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

World Creativity Day apresenta seus Criativistas com lives que antecedem os dias 21 e 22 de abril


banner dmc

O DMC entrevistou Valesca Bender, líder local das cidades de Guimarães e de Braga, em Portugal, sobre as lives que vêm sendo realizadas diariamente, das 10h às 22h, desde primeiro de abril, no Instagram (@worldcreativityday). As exibições serão transmitidas até o dia 20 deste mês com o intuito de trazer conhecimento e informação durante o período de quarentena em que bilhões de pessoas precisam ficar em suas residências para impedirem que o vírus se alastre ainda mais.

Valesca Bender também faz parte do time de comunicação e influência WCD que aproxima o relacionamento com líderes locais espalhados por 115 cidades do mundo, com o objetivo de conscientizá-los da própria importância como agentes de transformação e inovação dentro das comunidades em que atuam, e que agora o fazem de maneira global.

A designer de comunicação e influência é responsável por convocar as lideranças para as lives, captar os insights e ensinamentos dos convidados, e se dedica ao Líder News, é feito  feito em conjunto com Felipe Zamana, coordenador pedagógico da iniciativa, e com Bernardo Magalhães e Brenda Paes, do time de comunicação visual e redes sociais.

Esse time de ativistas da criatividade e inovação, trabalha em sinergia com Marcos Farias e Josué Kenji responsáveis pelos cronogramas das lives, e todos juntos formam a equipe colaborativa de marketing digital, produção de conteúdos e redes que faz os bastidores do Festival Criativistas acontecer com a coordenação do Líder Global Lucas Foster.  Confira:

 a95bc4aa_fad6_4a61_a683_e3c84d20aa15

Como surgiu a ideia das lives antes do dia 21 e 22? Já era algo previsto?

As lives surgiram dentro do Festival Criativistas. Ficamos um tempo aguardando as autoridades de saúde se manifestarem em relação ao Covid-19, mesmo já tendo consciência de que a Criatividade e a Inovação eram as palavras-chaves e tão necessárias em meio a essa turbulência. Então, decidimos agir. No meio desse processo, nos adaptamos rapidamente ao que nossa comunidade precisava naquele momento.  

 

Quantas lives já foram feitas e desde quando vêm sendo feitas?

O Festival Criativistas iniciou no dia 31 de Março com a participação super especial do criador do Doutores da Alegria e no dia seguinte várias propostas de atividades lúdicas com Líder Local de Curitiba, com  conteúdos educativos e de extrema relevância para o convívio social e entretenimento infantil em tempos de pandemia. 

Até ontem (09/04), foram exibidas 36 lives. Sempre com três lives durante o dia, colocamos nossos líderes como protagonistas globais do processo, entrevistando seus inspiradores, ou trazendo muitos conteúdos das áreas da cultura, diversidade, economia criativa e colaborativa, tech, digital, saúde mental, inovação, bem como o destaque para ações do bem, educação e de entretenimento para inspirar e engajar a nossa comunidade de criativistas.

Essas lives estão sendo muito importantes também para os líderes se conhecerem e saberem o que cada um tem feito em sua comunidade. Desperta o olhar do líder para perceber ações da sua própria região através de uma nova perspectiva, além de "garimpar" e sugerir ações que talvez não teria pensado antes entre seus inspiradores.

 

O que são as lives especiais?

Elas ocorrem sempre às 20h e trazemos um convidadx especial. São criativistas inspiradores e produtores de conteúdo que são exemplos de ações empreendedoras do bem. Geralmente, nosso líder Global Lucas Foster conduz essa live. Os entrevistadxs são pessoas que já são protagonistas de ações criativas relevantes. Por exemplo, Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria; Vicente Carvalho, do Razões para Acreditar; Iara e Dudu, do Caçadores de Bons Exemplos; Lucas Galdino, do Histórias de Terapia; Jean Siegel, da Escola de Criatividade; Bianca Solléro, entre outros.

 

Quantas lives serão ao todo e por que são importantes?

Serão exibidas mais de 90 lives, cerca de 70 horas de conteúdo. O Festival Criativistas nasceu a partir do momento que fomos desafiados pela ONU a nutrir as famílias com atividades saudáveis e lúdicas até o fim do isolamento social. Então, trouxemos grandes inspiradores e nossos Líderes Locais para transmitir esse entusiasmo e alegria para curar dia após dia. Foi assim que nasceu o festival, para curar o mundo nesse momento de desafio.

O Wellington Nogueira foi quem nos brindou com sua energia na primeira live, onde lançou o desafio da camiseta com desenho de mãos, simbolizando  o #criarparacurar e o #brincarparacuidar. Ele abriu o Festival propondo atividades e brincadeiras para que todos fizessem em casa. Com uma sensibilidade ímpar nos mostrou que ser criança vai dos 0 aos 90.

Ao longo desses 10 dias de lives, as questões da pandemia  foram tomando proporções que não imaginávamos e o Festival Criativistas nos proporcionou a aproximação necessária para dar voz a nossa comunidade. Percebemos que, além de criativistas, cada líder se tornou um agente não apenas local, mas sim uma agente global de mudança, e inclusive de transformação digital quando nosso festival passou a ser on line. 

 

Como foi o processo de converter a ação em algo digital e online?

Foi um lindo desafio ver o quanto nossa comunidade é engajada e forte, e a empatia fez toda a diferença neste processo. Conforme nos adaptamos, também os líderes o faziam a empoderar, ensinar e ajudar os inspiradores a passar o conteúdo para o digital. Isso mostrou o quanto a colaboração, que é um dos pilares WCD e uma das essências do nosso festival, move montanhas e faz o movimento acontecer de forma orgânica.

Essa transição do presencial para o digital nos exigiu o máximo de adaptabilidade e sensibilidade para percebermos o que era necessário para nossa comunidade e lideranças e também para o mundo nesse momento. Isso despertou novamente a atenção dos escritórios da ONU, que nos desafiou mais uma vez a auxiliar o mapeamento e aceleração de soluções inovadoras que ajudem a mitigar as questões do Covid-19. 

Com a transição, cada líder se tornou um hub global, um conector de idéias, pessoas e empresas, ao incentivar a sua rede a colocar a criatividade e inovação no mundo. Quando nosso evento passou a ser digital,  nossos líderes quebraram as fronteiras locais e passaram a conectar soluções e boas ações nos 15 países onde o WCD acontece, tornando-os ativistas da criatividade. E temos certeza que teremos grandes novas ideias surgindo a partir disso.

Das quase 1100 atividades que antes seriam presenciais, já temos 512 confirmadas e esse número aumenta a todo instante, conforme a curadoria avança. Todas as atividades estão em consonância com o nosso festival e serão exibidas em vídeo ou live no Dia Mundial da Criatividade na nossa plataforma ou app em 21 e 22 de Abril. 

 

As lives ficarão disponíveis para o público visualizar em outro momento? 

Quanto ao conteúdo das lives do Festival Criativistas, recebemos muitos pedidos de reprise de exibição. Por enquanto, temos ideia de incorporar esse conteúdo de forma educacional dentro da nossa comunidade, mas vamos novamente ouvir os criativistas e breve teremos novidades a esse respeito. 

Assumimos a responsabilidade para além do desenvolvimento sustentável econômico e social e, neste momento, além de oferecer conteúdos e atividades relevantes e de qualidade para nutrir famílias, inspirar, entusiasmar e alegrar, o criar deu as mãos ao inovar para cuidar e curar. Precisamos uns dos outros, mais do que nunca.

Nossa rede está ajudando a conectar pessoas, ações, empresas e startups  que tenham ideias e ações inovadoras nas áreas de educação, planejamento, inclusão, saúde e convivência doméstica. Nossos líderes estão ajudando a mapear esses inspiradores agora de forma global para sairmos mais rapidamente e melhores dessa pandemia. O World Creativity Day (WCD) é hoje uma comunidade global. Promove, além de uma celebração da criatividade pensada pelos criativistas voluntários e da economia criativa e colaborativa, soluções para curar o mundo!