Menu
liberia 2024

Blog World Creativity Day

What happens in São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

Conheça os vencedores do Prêmio Brasil Criativo 2023


banner dmc

O Prêmio Brasil Criativo é a premiação oficial da Economia Criativa no Brasil, chancela concedida pelo Ministério da Cultura em 2014. Em 2022/2023 a premiação entrou em sua 4ª edição, e  aconteceu no dia 24 de janeiro, no Centro Cultural São Paulo, com o patrocínio da 3M e apoio da Progen.

A iniciativa e realização é da World Creativity Organization - WCO, uma organização privada de atuação global que atua com o propósito de aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

A cerimônia contou com a presença dos finalistas, profissionais de diversos segmentos e com a secretária de Cultura de São Paulo, Aline Torres. Na ocasião, ela recebeu um quadro do ilustrador e designer gráfico Jean Rosa, em homenagem à arte urbana no País.

O evento ainda contou com shows do Bloco Afro IIu Oba de Min e da cantora, atriz e ativista indígena Kaê Guajarara. A cerimônia também deu início às ações de pré-Carnaval da cidade de São Paulo. “Nesta edição, vimos uma diversidade incrível de projetos, além da capacidade e a vontade de empreender e criar algo único e socialmente relevante”, afirma Lucas Foster, idealizador e curador do Prêmio, em nota.

Confira a lista completa dos vencedores abaixo:

Arquitetura

Museu Judaico de São Paulo – São Paulo, SP – Projeto promove a salvaguarda e uso educativo de patrimônio cultural representado pelo templo Beth El, a primeira grande sinagoga da comunidade judaica de São Paulo.

Arte Urbana

Festival Concreto – Fortaleza, CE – Festival internacional de arte urbana, com eventos e intervenções.

Artesanato

Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico – Conselheiro Lafaiete, MG – Fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, de 89 anos, ministra cursos de bordado livre. Junto com suas alunas, produz coleções inspiradas em locais de Minas Gerais.

Audiovisual

Ava Amazônia – Belém, PA – O I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia fomenta a produção e formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.

Criadores de conteúdo

Guia Negro – Guilherme Soares Dias – São Paulo, SP – Hub de conteúdo que incentiva que mais pessoas viajem e conheçam a história e a cultura negra.

Design

Olhe VoteMude – Natal, RN – Campanha criada pela Politize! para informar, educar e capacitar a população brasileira sobre as eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil.

Game

Não me Toca Seu Boboca – Teresópolis, RJ – Um jogo de tabuleiro que ensina educação sexual de forma lúdica, com informações sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda em casos de abuso ou violência sexual.

Gastronomia

Sabor de Coco / Indústria Eco Sustentável – Parnamirim, RN – Uma fábrica móvel sustentável, que utiliza energia solar (limpa) em sua produção de alimentos e busca o reaproveitamento de resíduos de grande impacto ambiental.

Moda

Marca Foz – São Paulo, SP – Marca de moda que aposta no artesanato tradicional, com produção permanente junto a quatro grupos produtivos em Alagoas, entre projetos pontuais que levam renda e capacitação técnica para as artesãs.

Música

Rádio Sucata – Mogi Mirim, SP – Projeto que fomenta o fazer criativo ligado ao artesanato musical, em diversas classes sociais e faixas etárias, sobretudo em organizações sociais e culturais públicas e da sociedade civil.

Publicidade

Bamboo Stock – São Paulo, SP – Banco de vídeos que tem o objetivo de representar a diversidade do povo brasileiro, além de formar novos profissionais do audiovisual por meio do compartilhamento de conhecimento de forma gratuita.

Tecnologia

Smart Tour Brasil – Florianópolis, SC – Projeto de inovação tecnológica, inclusão social, cultural e digital, auxiliando o setor turístico e econômico das cidades, tornando o patrimônio acessível, com novas formas de vivenciar e ampliar o conhecimento sobre ele.

Lideranças Criativas

Anderson Bosh – Campo Grande, MS – Criador de um movimento de moda e design, que culminou na realização da 1° Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul e que entrou para o calendário cultural do estado.

Comunidades Criativas

Bando de Teatro Olodum – Salvador, BA – O coletivo Bando de Teatro Olodum cumpre o importante papel de divulgar a produção de arte da cultura negra, organizando eventos, festivais e Fóruns de Performance Negra.

Territórios Criativos

Distrito Criativo de Porto Alegre – Porto Alegre, RS – Projeto que divulga e apoia economicamente os artistas e empreendedores de economia, valorizando e defendendo o patrimônio histórico, a memória e o patrimônio ambiental.