Menu
liberia 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Qual é a importância da ONU para o World Creativity Day?


banner dmc

Todos os anos, o aniversário é a data mais especial na vida de uma pessoa. É um momento único em que o nascimento é celebrado por todos que possuem uma memória afetiva ao lado dela. Esse valor simbólico da comemoração de um dia único também existe para temas de valor para a sociedade. E se existe um tema de valor para a humidade, esse tema é a criatividade. No Brasil, a criatividade passou a ser comemorada todos os anos em 2014 pelo psicólogo e ativista da criatividade Lucas Foster. Uma comemoração que cresceu rapidamente em todo o mundo alguns anos depois. 

No dia primeiro de maio de 2017, a ONU estabelecia o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação por meio de uma resolução, a 71/284. Os princípios e propósitos da data foram firmados em uma assembleia geral das Nações Unidos com o objetivo de promover cooperação econômica, social, educacional e na área de saúde em escala global.

Afinal, algo muito importante sobre a ONU é que a entidade tem uma constituição própria que define que parte das obrigações da organização é manter, aumentar e difundir o conhecimento entre nações em vários ramos da atividade intelectual.

Quando, a ONU apresentou uma outra resolução, chamada “Transformando o mundo: a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, em 2015, a intenção foi deixar claro que uma série de metas com foco no desenvolvimento sustentável beneficiariam de modo amplo as pessoas e suas necessidades reais nas próximas décadas. Os objetivos apresentados na ocasião já derivavam e reafirmavam princípios de uma conferência feita em 2012, no Rio de Janeiro, batizada de “O futuro que queremos”.

A conferência em questão reforçava a importância do foco em micro, pequenas e médias empresas no processo de cumprir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) especialmente ao promover inovação, criatividade e trabalho decente para todos.

Assim, a inovação foi reconhecida como essencial para fornecer potencial econômico a cada nação ao apoiar o ato de empreender em escala massificada junto com a criatividade como principal ferramenta de geração de renda e emprego. O resultado previsto pela ONU é o de crescimento econômico, criação de empregos e expansão de oportunidades, principalmente, para mulheres e jovens.

Um relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) já inseria a cultura e as indústrias criativas como estratégias inerentes ao crescimento econômico. Em 2013, o Relatório da Economia Criativa, publicado pela ONU, fixava que a criatividade e inovação haviam se tornado a verdadeira riqueza das nações no século 21.

No ano seguinte, no Fórum Mundial de Cultura e Indústrias Criativas da ONU, realizado na Itália, houve um chamado global para que ações fossem concretizadas através de parcerias para promover e alavancar ambientes, processos e produtos criativos para provocar o desenvolvimento sustentável esperado. Isso sempre tendo em vista o conceito de sustentabilidade, que é amplo e demanda esforço de várias áreas por ser algo interdisciplinar.

Após reconhecer que cidadãos e organizações já comemoravam o Dia Mundial da Criatividade em diversos países ao redor do mundo, a ONU oficializou a data no calendário da entidade.

No Brasil, o Dia Mundial da Criatividade começou a ser celebrado em 2014, três anos antes da resolução nas Nações Unidas, pelas mãos do psicólogo e ativista da criatividade Lucas Foster. No entanto, a iniciativa ocorrida no dia 17 de novembro, data que celebrava a criatividade no calendário português. 

Em sua resolução, o Secretário-geral das Nações Unidas convidou membros do Estado, assim como organizações internacionais e regionais acompanhadas da sociedade civil, ONGs e indivíduos, para se apropriarem da data e desenvolver uma consciência do papel da criatividade e da inovação na resolução de problemas referentes à economia e sociedade.

A partir deste convite, o Dia Mundial da Criatividade idealizado no Brasil foi transferido para o dia 21 de abril a partir de 2018 e inciou seu processo de expansão, sendo celebrado em 14 cidades em sua primeira edição dentro do calendário das Nações Unidas, depois 50 cidades em 04 países em 2019 e agora, em 2020, seria celebrado em 115 cidades de 15 países, até que a Pandemia do novo coronavírus marcou a transferência de todas as atividades presenciais para a primeira versão digital. 

Viva o Dia Mundial da Criatividade! Faça parte desta Revolução Criativa!