Menu
Brasília 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Brasília

Você está em Blog DMC > Brasília

Conheça os inspiradores e suas atividades no DMC em Teresina


banner dmc

O Dia Mundial da Criatividade (DMC) em Teresina está com atividades incríveis.

Os nossos inspiradores têm jornadas criativas que vão colaborar e impactar o mundo. O evento mundial, que tem o Senac Piauí como anfitrião acontece no dia 22 de abril, das 15h às 20h no Senac Centro, na Av. Campos Sales com R. Barroso. O evento é aberto ao público, gratuito, mas para participar é necessário fazer sua inscrição, pois as vagas são limitadas!

 As inscrições são feitas aqui : https://www.worldcreativityday.com/brazil/teresina/atividades

Confira quem são nossos inspiradores e suas atividades no Dia Mundial da Criatividadeem Teresina:

https://www.youtube.com/watch?v=Yhuv10UgH3U

No Auditório - Palco Talks Convergência Criativa

16h

Aurus Dourado

O Dr. Aurus Dourado é piauiense e hoje uma referência global em Urologia. Ele validou na Europa e EUA a cirurgia com uso de 3D e hologramas que ele mesmo criou com colegas da área de Tecnologia, seguindo rigorosos protocolos mundiais do segmento de saúde. Aurus Dourado vai fazer a palestra “Como a criatividade impacta a vida e a saúde das pessoas”, falando como os processos criativos podem ser aliados da vida e da saúde das pessoas.

Aurus Dourado formou em Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2006, fez residências médicas em Cirurgia Geral na Santa Casa de São Paulo e Urologia no Hospital dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo. Em Paris, realizou treinamento em Cirurgia Robótica e Laparoscopia com os Prof. Claude Abbou -o primeiro a descrever cirurgia robótica para câncer de próstata - e Bertrand Guilloneau - um dos criadores da cirurgia de próstata por vídeo.

Na Universidade de Leipzig, Aurus Dourado ministrou curso de Cirurgia Laparoscópica avançada em Urologia a convite do Prof. Stolzenburg; proferiu palestras em Buenos Aires, Londres e, na Alemanha, sobre planejamento cirúrgico com impressão 3D e realidade virtual. Além de suas atividades médicas  e acadêmicas, é CEO da InfiniBrains, empresa de Tecnologia em Medicina.

16h30

Pedro Alexandre

Professor, empresário e um eterno aprendiz de marketing e tecnologia. Pedro Alexandre vai dar a palestra  “Não nasci criativo. Como vou ganhar dinheiro?”vai desmitificar a ideia de que criatividade é algo que nasce no interior de cada um, na verdade, são técnicas de como fomentar o lado criativo de cada um.

“Muitas pessoas pensam a criatividade é algo nato, mas não é isso. Na palestra vamos mostrar técnicas de como despertar esse lado criativo e como ganhar dinheiro com isso, puxando mais para o lado criativo e inovador, iremos trazer cases que deram certo para mostrar para nosso público que criatividade se constrói”, afirmou.

16h50

Emanuelly Pereira de Araújo

Emanuelly Araújo é psicóloga e mestra em Educação com ênfase em Psicologia educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Sua palestra será das 16h50 às 17h20h, no auditório Senac Centro, 1º andar. Em entrevista, Emanuelly explicou que os avanços dos estudos das neurociências trouxeram várias descobertas a todos os campos do conhecimento, especialmente ao da educação. No Dia Mundial da Criatividade, ela vai falar sobre como o cotidiano da sala de aula pode ser melhorado com o uso das descobertas em neurociências e educação.

“Dessa forma, a produção científica nessa área nos permite afirmar que o conhecimento acerca das funções cerebrais é a peça chave para o estimulo de um desenvolvimento cognitivo saudável. Nesse sentido, esta palestra visa ajudar educadores a ampliar seus conhecimentos sobre como nosso cérebro aprende a partir de reflexões e exemplos reais de como tornar a aula e aprendizagem mais atraente, criativa e visível para os aprendizes”, ressaltou.

Emanuelly possui experiência na área de psicologia escolar/educacional, especialmente na formação continuada de professores. É palestrante e pesquisadora. Atualmente se dedica aos estudos da Teoria Social Cognitiva, neurociências e educação, metodologias ativas, estratégias de aprendizagem e psicologia positiva.

17h20

Arely Bona

No DMC vai ter um bate-papo e desmonstração, das 17h20 às17h40,  sobre "A descoberta criativa do corpo através do Pilates", com a fisioterapeuta Arely Bona. Graduada em fisioterapia pela Uninovafapi em 2007, com pós graduação em fisioterapia traumato ortopedia e desportiva em 2008.

Instrutora de pilates desde 2009, com três formações no método. Arely tem certificação internacional pela PMA (Pilates Method Alliance). Certificada em RPG, Kinesiotaping, Terapia Manual, Podoposturologia e Biomecânica da Corrida. Além disso é professora do curso de formação em Pilates e de Pós-Graduação. Mestranda em Educação em Saúde - UECE .

17h40

Angel Mob

Das 17h40 às 18, no Auditório do Senac Centro - vai haver os Cases Criativos do DMC Teresina, vamos apresentar o Angel Mob uma plataforma que ajuda a quem quer ajudar ao próximo. O projeto surgiu para conectar pessoas solidárias a causas sociais através de instituições, pessoas e projetos comprometidos com a causa solidária. O Angel Mob foi desenvolvido em parceria com profissionais, instituições e empresas privadas, engajados e socialmente responsáveis com o propósito de divulgar os principais projetos sociais desenvolvidos no estado do Piauí.

[caption id="attachment_9360" align="aligncenter" width="960"]Mayra Cavalcante é representante da Angel Mob, que vai estar presente no Dia Mundial da Criatividade[/caption]

A advogada e empreendedora social, Mayra Cavalcante disse em entrevista que é importante usar a criatividade para criar soluções que atendam às necessidades sociais de cada localidade. “O Angel Mob procurou criar uma solução inovadora a partir das necessidades das instituições que fazem um trabalho sério voltado para a defesa das causas sócias aqui em Teresina, como também as necessidades daquelas pessoas que queriam contribuir de alguma forma com as instituições, mas não tinham as informações nem os meios para fazer essa contribuição”, explicou.

18h - Cássio Eduardo Soares Miranda - painel "Criativos na Escassez e Abundância".

Graduado em Psicologia e Filosofia, é professor da UFPI. Mestre e doutor em Letras e Doutor em Psicologia. É pós-doutor em Análise do Discurso e psicanalista. Seus temas de pesquisa são: Psicanálise; Subjetividade e Contemporaneidade; Autismo (diagnóstico, tratamento e formas atuais); Saúde Mental (classificações e diagnóstico); Sexualidade e Gênero; Violência; Juventude e temas relacionados ao fracasso escolar, bem como os discursos contemporâneos e a clínica psicanalítica.

Cássio autor de "A bela é a fera: o discurso midiático sobre a mulher na perspectiva da Análise do Discurso e da Psicanálise" (Editora Quártica), "Letras Portuguesas (Poesia, editora Chiado), "Superdotação, Psicanálise e Nomeação: A criança e o adolescente superdotados, suas famílias e instituições de apoio" (Editora Juruá), "Amores contemporâneos e seus impasses: Leituras psicanalíticas e discursivas" (Editora Prismas).

 

18h Áureo Tupinambá Rodriges Júnior - painel "Criativos na Escassez e Abundância"

Arquiteto, sócio proprietário do escritório Casa Porã. Integrou, no Piauí, a equipe do projeto AGT, A Gente Transforma de Marcelo Rosembaum, no Piauí (Comunidade Várzea Queimada). Designer.

[caption id="attachment_9365" align="aligncenter" width="960"]Áureo Tupinambá[/caption]

19h - Mário Augusto

Das 19h30 às 20h, Talk Show com Mário Augusto, professor de Libras, influenciador digital dos surdos e criador da novela para surdos “Família Silva”, no YouTube. O DMC Teresina, terá duas atividades de Libras: o Talk Show, no auditório, e a Oficina "Uma identidade contata em Libras", com o grupo CorpoVerso, que acontece em outro horário e sala. Portanto, deve ser realizada outra inscrição, porque são atividades diferentes.

A web novela em libras, Família Silva, está disponível, atualmente, em 15 capítulos em um canal do YouTube. É composta, em maior parte, por atores surdos e provoca reações diversas no público (surdos e não surdos) que assistem essa forma de entretenimento. Ela já possui mais de 50.000 visualizações. É uma novela tipicamente piauiense e todo seu enredo é transmitido em língua brasileira de sinais. A novela é pioneira no Brasil e é duplamente inclusiva, pois é composta por surdos e produzida para surdos.

OFICINAS CRIATIVAS

15h às 17h30 - Fab Lab Teresina 

Quem se interessa por atividades relacionadas à tecnologia, modelagem e novas culturas makers não pode perder a participação do Fab Lab no Dia Mundial da Criatividade. Com a oficina “O universo dos Fab Labs e da cultura maker”, o grupo vai apresentar um breve histórico sobre do que se trata a cultura maker e fará atividades interativas que ensinem na prática o quão dinâmico é essa nova abordagem do processo criativo.

Em entrevista, a diretora geral do Fab Lab, Andrêssa de Andrade explicou que o grupo vai expor um túnel do tempo sobre a tecnologia e como a fabricação digital começou a fazer parte das nossas vidas, mostrando acontecimentos marcantes que muitas vezes não nos damos conta do modo transformador que tais questões nos impactam.

“É uma honra para nós do Fab Lab Teresina levarmos o nome do nosso estado pra um evento de um significado tão ímpar no universo da criação, em que temos a oportunidade de inspirar e impactar da melhor maneira possível a vida de muitas pessoas. Nosso papel é agregar conhecimento e levar novas tecnologias para sociedade, propagando a cultura maker que busca dissipar a dinamicidade de modos contemporâneos de aprendizado, tornando cada indivíduo o protagonista do processo criativo, só nos enche de orgulho em continuar realizando esse trabalho”, frisou.

[caption id="attachment_9381" align="aligncenter" width="483"]Andrêssa de Andrade é a diretora geral do Fab Lab / (Foto: Arquivo Pessoal)[/caption]

Com o objetivo de incentivar a propagação da Cultura Maker e DIY (‘Do It Yourself - Faça você mesmo) o Fab Lab desenvolve habilidades tirando as suas ideias do papel e trazendo elas para a realidade através do suporte de um inventário básico de maquinários de prototipagem de objetos físicos (Cortadora à laser, Impressora 3D, Router CNC).

“No final ensinaremos técnicas de modelagem 3D, abordando habilidades que nos fazem ser makers diariamente. Para complementar, realizaremos um quiz de perguntas e respostas sobre prototipagem/modelagem 3D/cultura maker, em que serão dados brindes aos vencedores objetos feito na cortadora a laser e impressora 3D”, afirmou a diretora.

Das 16h às 20 - Coletivo In. Surge

O Coletivo In.Surge vai dar largada a nova fase do projeto sobre afetividade urbana com uma experiência de mapeamento colaborativo.  Entre dezembro de 2017 e julho de 2018, o coletivo urbano In.Surge desenvolveu um mapa colaborativo de Teresina, no formato de material gráfico e editorial inédito na cidade.

Os mapas produzidos foram distribuídos gratuitamente e uma versão digital do mapa foi disponibilizada online. Em 2019, o In.Surge vai dar a largada à nova fase do projeto para mapear a cidade novamente, com a ajuda do público do DMC. O coletivo vai fazer uma atividade de mapeamento afetivo e compartilhar com os participantes sobre como vivenciar a cidade e despertar o afeto que devemos cultivar por Teresina.

[caption id="attachment_9359" align="aligncenter" width="960"]Isabela Nascimento e Leianno  Nascimento são integrantes do Coletivo In.Surge[/caption]

Isabela Nascimento, formada em Arquitetura e Urbanismo, participa do coletivo  desde fevereiro de 2018. Na In.Surge, participou do levantamento dos locais, visitação, além de divulgação e distribuição. Participou também de palestras e workshops sobre mapeamento afetivo e o desenvolvimento do mapa de Teresina em 2018.

“No palco vamos falar sobre o processo de desenvolvimento do mapa, como surgiu, de onde veio nossa inspiração, quem trouxe a ideia, e durante o evento ficaremos com um outro mapa de Teresina no Hall para as pessoas indicarem locais na cidade que elas têm afeição ou gostariam de ver citados no mapa”, disse a integrante do coletivo.

Das 15h às 18h - Labcine

Um dos cases de iniciativa criativa do DMC é o Coletivo Labcine, um grupo de produção audiovisual que tem como principal foco o fomento à produção e formação de uma cultura audiovisual dentro do Piauí. Dentre os trabalhos em destaque do grupo estão clipes, curta metragens, cines debates, workshops e palestras. Os núcleos de produção do Labcine já somam mais de oito produções, algumas premiadas e outras selecionadas em mostras e festivais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Brasília, Pará e Piauí.

[caption id="attachment_9373" align="aligncenter" width="1024"]Coletivo Labcine vai fazer dinâmica com público no Dia Mundial da Criatividade / (Foto: Arquivo Pessoal)[/caption]

Em entrevista aoBlog, Weslley Oliveira, membro do coletivo Labcine disse que no Dia Mundial da Criatividade o grupo vai fazer uma dinâmica de produção de documentários trabalhada por eles no coletivo.“Nós preparamos dentro das nossas experiências com produção de documentários uma dinâmica voltada para a produção de documentário de baixo custo, ou seja, sem tanto equipamento, mas com ótima qualidade de conteúdo, iremos trabalhar a pré-produção, produção e pós-produção, pretendemos dividir uma hora para cada fase, falarmos e mostramos a teoria e depois colocar em prática o aprendizado com os participantes”, falou o integrante.

Das 15h 1as 16h - Sanzio Araújo

A oficina de Gastronomia “Ingredientes que falam”, com o Chef Sanzio Araújo, do Restaurante Anisan vai ser das 15h às 16h no Laboratório de Gastronomia do Senac Centro. Sanzio de Araújo Menezes, iniciou no mundo da gastronomia aos 16 anos, com foco na culinária japonesa. Com grande curiosidade no ramo da culinária o empresário cursou gastronomia na faculdade FACID e após finalizar o curso expandiu seus conhecimentos através de escolas renomadas como Laurent Suaudeau e pela cozinha (estágio) do estrelado Dalva e Dito, em São Paulo.

[caption id="attachment_9361" align="aligncenter" width="960"]Chefe de cozinha, Sanzio Araújo[/caption]

Em paralelo aos cursos realizados na capital paulista, Sanzio e mais três sócios iniciavam a construção do restaurante Anisan, inaugurado em dezembro de 2018. Ao retornar ao Piauí, Sanzio inaugura o Anisan e assume como chef do local, que atualmente encontra-se entre os melhores e mais requisitados de Teresina. O Anisan tem em sua essência a culinária Nikkei e encanta seus consumidores pela ambientação do local e pratos autorais.

Das 15 às 17h - Francisco André

Das 15h às 17h  vai haver a oficina de Game Educacional com Francisco André, Engenheiro de Software e professor do Senac Piauí no Laboratório de Informática, na sala 2005 - no 2º andar, Unidade Severino Ramos Brasil. Você sabe soletrar? Aprenda ou divirta-se com esse Game Educacional que será desenvolvido nessa oficina.

"A oficina consiste em desenvolver um game que verifica se o usuário soletrou corretamente uma palavra. No primeiro cenário o celular vai pronunciar uma palavra e o usuário vai soletrar, escrevendo a palavra e em seguida enviar ao aplicativo para que ele verifique se está correto ou não, já no segundo cenário, o aplicativo vai soletrar a palavra e o usuário "adivinhar" qual palavra foi soletrada", disse Francisco André em entrevista.

Das 15 às 16h30h - Junta Festival Internacional de Dança

O JUNTA – Festival Internacional de Dança é um festival criado a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves em Teresina. Um conjunto de ações artísticas e formativas, que tem a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo

No DMC será discutido a importância dos festivais de arte nas cidades e a importância de sua continuidade como contextos de reflexão, encontro e formação de público. O Junta também vai mostrar o que mudou com suas quatro edições e como seguir reexistindo na cidade como festival.

[caption id="attachment_9362" align="aligncenter" width="960"]Janaína Lobo é integrante do Junta[/caption]

O JUNTA é um festival consolidado e um dos mais importantes eventos artísticos de Teresina, abraçado pelo público e artistas de Teresina e do Brasil e já reverbera no exterior. Já teve como patrocinadores a Oi, Caixa Econômica Federal, o Governo do Piauí, co-realização do Sesc Piauí.

Das 15h às 17h - Louvre Tattoo

Com um novo conceito de tatuagem e galeria de arte em Teresina, o Louvre Tattoo também estará presente no DMC 2019. O Louvre vai fazer um bate-papo interativo sobre o conceito de espaços híbridos, democratização do acesso à cultura, conceitos artísticos e a capacidade de promover propostas sociais através da criatividade. Também vão falar sobre o que é arte, e a tatuagem como arte, importância da humanização do processo de ressignificação da dor e marginalização de uma simbologia histórica e cultural.

[caption id="attachment_9363" align="aligncenter" width="960"]Ayala Thaís e Caio Marwell são os responsáveis pelo Studio Louvre Tattoo[/caption]

“Quando o que te move é a criatividade, a capacidade que ela te dá de criar conexões e, no meu caso, aprender ainda mais sobre autoconhecimento e o quanto somos capazes de sentir empatia, o resultado de ser criativo é que na simplicidade de respeitar e seguir aquilo pelo que você veio ao mundo praga fazer te faz ter o orgulho de hora ou outra, conseguir dizer pra o mundo inteiro”, disse Ayala Thais.

Das 15h às 18h - Oficina com grupo CorpoVerso

A oficina pretende atrair a comunidade surda para a formação de um grupo de interação artística intercultural em Libras que busca incentivar seus participantes a pensar o corpo e seus significados na relação com a mente, as identidades, a sociedade e as linguagens que expressa e com as quais interage e transformar as experiências artísticas construídas nesses encontros em contribuições que façam a diferença na vida de outras pessoas, sejam elas surdas ou não surdas. Serão apresentadas experiências de produção teatral e produção poética já realizadas pelos integrantes do grupo e serão realizadas atividades de produção artística em Libras em que o corpo é o universo a ser explorado.

O grupo Corpoverso é voltado para o incentivo da produção artística que diz em Libras e que é construída com/na/para a comunidade surda. Por meio de peças teatrais, saraus e oficinas pretende transformar pensamentos e mobilizar ações de surdos e não surdos para a valorização da identidade e da cultura surda e para a interação multicultural.

 #Inspiradores

#DiaMundialdaCriatividade