Menu
canada 2024

Blog World Creativity Day

What happens in São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

Organização Mundial da Criatividade


banner dmc

A pandemia do novo coronavírus vem exigindo soluções ainda mais inovadoras para a gravidade de seus prejuízos humanos e econômicos. A expansão do ecossistema criativo se tornou urgente.

Atenta a isso, a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - se reuniu com Lucas Foster no começo de  2022. A entidade internacional prontamente se dispôs a apoiar oficialmente o Dia Mundial da Criatividade, mas fez uma exigência: se o evento ganhava proporções cada vez mais globais, ele precisava ser conduzido por uma comunidade internacional.

Foster se reuniu com educadores, empreendedores, líderes sociais e empresariais, tecnólogos, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança de todas as partes do mundo. Rapidamente nascia a World Creativity Organization - a WCO. Era a  consolidação de uma comunidade formada por pessoas que compartilham da mesma paixão pela criatividade e do mesmo propósito de transformar o mundo em um lugar mais próspero, justo e sustentável.

Com sede em Portugal, a WCO iniciou uma jornada orientada em cinco principais campos até 2030. As diretrizes têm organizações mundiais comprometidas como referência:

Capital Humano: em alinhamento com o Banco Mundial, a busca é por soluções para as novas demandas e habilidades no mercado de trabalho em transformação.Marcas e Reputação: seguindo o propósito por um mundo mais próspero e justo da Edelman e da Brand Finance, aqui nascem projetos de construção de marca e comunicação.Desenvolvimento Sustentável: em acordo com a agenda ecológica da ONU, a inovação aqui é focada na preservação e reconstrução ambiental.Novas Tecnologias: alinhado com os preceitos do Fórum Econômico Mundial, o escopo do trabalho é voltado para a inovação científica.Educação: ainda em desenvolvimento, a pasta se volta para a criação de novas formas de aprendizagem e fomento à criação artística.

Em resumo, a WCO é uma organização privada de atuação global, com o propósito de aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis do século XXI. É a WCO que promove o Festival Mundial da Criatividade.