Menu
brazil 2024

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

São Paulo é a cidade-sede do Festival Mundial da Criatividade 2023


banner dmc

Salvador recebeu o Festival Mundial da Criatividade  em 2022, com 3 dias de programação intensa de palestras, instalações, shows e pitching, com um público de 5 mil pessoas pela DOCA 1, no porto da capital baiana. Agora é a vez de São Paulo receber o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Afinal, a relação da cidade com a criatividade tem um enredo cheio de movimento, trabalho e inovação.

A história começa em 2012, quando Lucas Foster criou o SP+C, com apoio do Catraca Livre, para tornar o espaço público da cidade mais participativo, propositivo e convidativo para circulação das pessoas. O SP+C é uma rede de pessoas e coletivos que atuam criativamente no espaço público. Além de divulgar projetos inovadores em seu site, a rede faz uma espécie de assessoria, criando pontes entre a mídia e os movimentos culturais, tudo isso sem custos para o proponente. E todos podem participar. Grupos regionalizados foram criados para identificar ongs e coletivos para compor e expandir a rede por todo o território metropolitano. Eram os tempos da campanha Existe Amor em SP, e a economia criativa não ficaria de fora do movimento de amor pela cidade e resgate de uma relação mais plural e criativa entre o espaço e seus cidadãos.

No mesmo ano, Foster criou o Prêmio São Paulo Criativa para seguir estimulando os talentos fora da caixa, trazendo a mente humana para solucionar os muitos problemas da megalópole. O prêmio fomentou a implantação e expansão de projetos como o Pimp My Carroça, que realiza reforma nas carroças enquanto os catadores de lixo reciclável recebem cuidados nas áreas de saúde e bem-estar, e o Bloco Afro Ilú Obá de Min, que divulga a cultura de matriz africana por meio de oficinas de percussão, canto e dança voltadas para mulheres de todas as idades e classes sociais. Foram contemplados centenas de projetos impactantes como esses. Depois do sucesso das primeiras edições, em 2014 foi criado o Prêmio Brasil Criativo, chancelado pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura.

A parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a ProjectHub também vem de antes. Por aqui (hiperlink O Dia Mundial da Criatividade: o que é e como surgiu) nós falamos da cerimônia de encerramento da TechWeek SP ocorrendo dentro do Dia Mundial da Criatividade lá atrás, na Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC), em 2016.

Seguindo sua missão inovadora, a Prefeitura de São Paulo instituiu em 2022 o decreto de lei dos distritos criativos, que têm isenção ou redução de alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). É o que determina a Lei n° 7.567/2022, medida que altera dispositivos da Lei nº 7.373/2022, que instituiu o Programa de Economia Criativa no âmbito do município. O primeiro distrito criativo é justamente o distrito do centro da cidade. É ele que recebe o Festival de 2023.

Durante 4 dias, a região do Vale do Anhangabaú será ocupada por dezenas de programações incluindo debates, palestras, painéis e workshops. Além do Festival localizado na capital paulista, a celebração da criatividade este ano terá a participação de 100 cidades no Brasil e mais de 30 no mundo, em sinergia com a inovação fervilhante no centro de São Paulo.

Vale lembrar que a região foi palco de um dos maiores encontros de inovação da história do país: A Semana de Arte Moderna de 22. Cem anos atrás, um grupo de criadores mudou a forma de viver e habitar a cidade, reverberando novas formas de viver e criar para todo o Brasil. Em abril de 2023, agora de São Paulo para todo o planeta, será dada a largada para a revolução criativa dos próximos 100 anos.