Menu
2024
Logo wcd

dias

horas

mins

segs
restantes

São Paulo é a cidade-sede do Festival Mundial da Criatividade 2024.

Agora é a vez de São Paulo receber o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Afinal, a relação da cidade com a criatividade tem um enredo cheio de movimento, trabalho e inovação.

A história começa em 2012, quando Lucas Foster criou a rede SP+C, com apoio do Catraca Livre, para tornar o espaço público da cidade mais participativo, propositivo e convidativo para circulação das pessoas. 

No mesmo ano, Foster criou o Prêmio São Paulo Criativa para seguir estimulando os talentos fora da caixa, trazendo a mente humana para solucionar os muitos problemas da megalópole. O prêmio fomentou a implantação e expansão de projetos como o Pimp My Carroça e o Bloco Afro Ilú Obá de Min. Depois do sucesso das primeiras edições, em 2014 foi criado o Prêmio Brasil Criativo, chancelado pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura. 

Seguindo sua missão inovadora, a Prefeitura de São Paulo instituiu em 2022 o decreto de lei dos distritos criativos, que têm isenção ou redução de alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A medida instituiu o Programa de Economia Criativa no âmbito do município e o primeiro distrito criativo é justamente o distrito do centro da cidade. É ele que recebe o Festival de 2024. 

Durante 4 dias, a região do Vale do Anhangabaú será ocupada por dezenas de programações incluindo debates, palestras, painéis e workshops. Além do Festival localizado na capital paulista, a celebração da criatividade este ano terá a participação de 100 cidades no Brasil e mais de 30 no mundo, em sinergia com a inovação fervilhante no centro de São Paulo.

Vale lembrar que a região foi palco de um dos maiores encontros de inovação da história do país: A Semana de Arte Moderna de 22. Cem anos atrás, um grupo de criadores mudou a forma de viver e habitar a cidade, reverberando novas formas de viver e criar para todo o Brasil. Em abril de 2024, agora de São Paulo para todo o planeta, será dada a largada para a revolução criativa dos próximos 100 anos.

leader image
pin mapa

WCD São Paulo
tem como Líder Local:

{{ leader.name }}

{{ leader.email }}

Patrocínio

logo_parceiro

Patrocinador Oficial

logo_parceiro

Parceria Oficial

Apoio

Apoio Cultural

Apoio Local

Parceiros

Realização

logo_parceiro