Atividade
Criatividade e Ancestralidade – Caminhos que Transformam
//=__('Inspirador(a)').': '.$contest['Inspirer']['....'] ?>A palestra “Criatividade e Ancestralidade – Caminhos que Transformam” compartilha experiências que unem ação social, memória ancestral e práticas criativas como formas de resistência e cuidado comunitário. A partir de três projetos, Carmen Silva nos convida à reflexão sobre fé, solidariedade e cultura popular.
Saiba mais:
A palestra “Criatividade e Ancestralidade – Caminhos que Transformam” apresenta experiências concretas que aliam ação social, memória ancestral e práticas criativas como formas de resistência e cuidado comunitário. Através do relato de três projetos – a criação de uma Brinquedoteca em Guiné-Bissau, a campanha de doação de sangue “Sangue Bom Sem Preconceito” e a tradicional Festa de Natal realizada há mais de 30 anos pelo Terreiro Pai Mateus de Angola e o Grupo Amor e Caridade – demonstro como a criatividade pode ser mobilizada como estratégia de transformação social. A ancestralidade, por sua vez, é tratada como uma força viva que orienta a ética, a espiritualidade e a coletividade dessas ações. A palestra propõe uma reflexão sensível sobre solidariedade, fé e cultura popular como ferramentas de mobilização. A apresentação convida o público a reconhecer e valorizar práticas comunitárias que unem passado, presente e futuro. É uma oportunidade para pensar o fazer cultural e social como um gesto criativo guiado por raízes profundas.
Sobre o(s) Inspirador(es)

Carmen Silva Waldemar Pinto
Dirigente do Terreiro Pai Mateus de Angola, completando 50 anos de Terreiro em 2025, pedagoga, doutora Honoris-Causa, presidente da Associação de Mães e Pais de Santo de Anápolis, ativista social contra o preconceito religioso e afins.
Criatividade e Ancestralidade – Caminhos que Transformam
Duração: 50min