Menu
mozambique 2024

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em Global

Você está em Blog DMC > Global

Como surgiu a World Creativity Organization e por que ela será sediada em Portugal?


banner dmc

A World Creative Organization O é hoje uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores sociais, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas a desafios específicos e acionáveis em torno de habilidades criativas, desenvolvimento de inovação, sustentabilidade e aspectos econômicos e sociais da criatividade

 

Como responsável pelo WCD, ela surgiu da necessidade de expandir o WCD internacionalmente e, principalmente, de promover a Criatividade para além do dia 21 de abril. Podemos dizer que a WCO representa muito daquilo que o WCD representa. Mas, enquanto o WCD permanece focado no evento dos dias 21 e 22 de abril, a WCO simboliza toda a rede de criativos unidos por um propósito em comum.

 

A principal iniciativa da WCO é a Escola de Líderes que prepara os líderes criativos locais em todo mundo através de uma plataforma digital. A capacitação desses líderes é fundamental nesse processo de articular, promover, engajar e inspirar a nossa rede criativa, amplamente difundida para além do WCD, na qual já estão nascendo outras iniciativas como o World Creativity Fórum e o Creative Card. 

 

Claro que a própria rede de Líderes, Inspiradores, Voluntários, Parceiros e Participantes se tornou o nosso maior recurso, e é responsabilidade da WCO manter essa rede ativa, conectada e criativa. Infelizmente o Brasil atualmente não é um terreno fértil para esse tipo de organizações e iniciativas prosperarem. Digo isso com muito pesar, porque seria um grande orgulho para nós que a sede estivesse localizada no Brasil, nossa pátria de nascimento.

 

Escolhemos Portugal por alguns motivos, sendo os principais a proximidade cultural entre Brasil e Portugal, a facilidade da língua (sendo o nosso maior público os brasileiros), mas também porque Portugal é um país que investe no desenvolvimento de iniciativas ligadas à Criatividade e Inovação, o que é um costume na Europa como um todo, e Portugal é essa porta de entrada para que possamos  ampliar ainda mais nossa escala global.

 

"Tenho boas expectativas para a WCO aqui em Portugal, porque sinto que será bem recebida. Muito do que temos feito teve uma repercussão positiva entre os portugueses, que tem nos apoiado muito. Teremos aqui as condições para crescer e realizar um excelente trabalho, com apoio da nossa rede internacional. Eu sinceramente desejo que a WCO venha a se tornar uma instituição tão relevante quanto a UNESCO e a OMS, só que na área da Criatividade"

Felipe Zamana sobre as suas perspectivas de futuro para o WCO

 

"A World Creativity Organization é a  consolidação de uma comunidade formada por pessoas de todas as partes do mundo que compartilham da mesma paixão pela criatividade e do mesmo propósito de transformar o mundo em um lugar mais próspero, justo e sustentável. Com a formalização a partir da fundação da entidade, com sede em Portugal, a World Creativity Organization iniciará uma jornada orientada até 2030, com foco na expansão do nosso ecossistema e na integração entre criatividade, inovação e desenvolvimento sustentável"

Lucas Foster  sobre as suas perspectivas de futuro para o WCO

 

Desse modo, a WCO demonstra a importância de fortalecer uma visão estratégia de internacionalização e expansão global. Sendo que para isso Devemos estar 100% Comprometidos com a educação para as habilidades do novo mercado de trabalho,  o World Creative Organization ,carrega em si a essência do maior festival colaborativo de criatividade e inovação do mundo