Menu
guinea-bissau 2024

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em Global

Você está em Blog DMC > Global

Conheça os temas do WCD 2021: Resolução de Problemas Complexos


banner dmc

Não é de hoje que a capacidade de resolver problemas vem sendo apreciada no mundo do trabalho. Entretanto, a grande questão é que dia após dia os problemas têm envolvido a necessidade de soluções incompatíveis com os métodos tradicionais. Os tais problemas complexos envolvem várias situações combinadas, levando a necessidade de oferecer soluções complementares que abarquem inúmeros desdobramentos colaterais. 

Diante desse cenário é necessário desenvolver uma ampla visão periférica e sistêmica. A visão periférica diz respeito à capacidade de perceber o que está além do foco principal. Já a visão sistêmica possibilita o entendimento dos elementos combinados que podem levar às soluções, sem esquecer cada um dos reflexos das partes no todo.

Em resumo, quem apresenta a habilidade de resolução de problemas complexos precisa abarcar outras aptidões, como: habilidade de identificar e se antecipar aos problemas; pensamento lógico, sequencial e estratégico; capacidade de aplicar a criatividade de maneira organizada; ser capaz de tomar decisão de forma rápida, segura e efetiva; e ter uma ampla capacidade de conciliar pontos conflitantes, unindo inteligência emocional e cognitiva.

Não há dúvidas de que pensar nessa habilidade envolve conectar competências técnicas e competências comportamentais e essa é uma grande vantagem, afinal, nesse quesito a capacidade humana dificilmente será superada por um sistema de inteligência artificial nos próximos 30 anos.

Dentro e fora das empresas, sejam elas pequenas e familiares ou potências globais, são inúmeros os problemas que surgem diariamente e seguem aguardando soluções, e, para além desses, a ONU lista outros 17 desafios globais, que se somam a outros tantos desafios locais, inerentes ao DNA de cada comunidade. O que tudo isso nos mostra? 

Que ser um resolvedor de problemas é uma super habilidade para qualquer criativista que deseje trabalhar com propósito e ver o resultado desse trabalho impactando de forma exponencial num mundo tão desafiador, porém indiscutivelmente repleto de oportunidades.

Ana Cunha

Líder Local/Campinas - SP