Menu
world 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Conheça os temas do WCD 2021: Novos problemas, novas soluções


banner dmc

Os problemas estão aí, surgindo aos montes, desafiando a capacidade dos negócios, cidades, comunidades e pessoas de se manterem e crescerem de maneira sustentável. Por isso, Raciocínio, Resolução de Problema e Ideação é uma das habilidades que o mercado mais procura em um profissional.

Tanto que o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) elencou essa capacidade de como uma das 10 habilidades mais importantes para os profissionais desenvolverem até 2025 para se manterem no mercado de trabalho.

Ter a capacidade de raciocínio permite aos profissionais tomarem decisões inteligentes, interpretar e projetar dados. Pessoas com esta habilidade se destacarão nas organizações, onde o volume de informações e dados é cada vez mais crescente. Vivemos uma verdadeira Infoxicação!

Raciocínio lógico é uma habilidade que ajuda na organização das ideias, facilitando a compreensão e resolução de desafios mais complexos. Quanto mais exercitado, mais rápido esta capacidade será aprimorada.

Depois é a hora de inovar, reinventar padrões pré-estabelecidos. Um profissional que observa e questiona é capaz de identificar problemas e propor soluções impensadas até o momento. Isto é ideação.

Para conduzir um bom processo de ideação, ter liderança e saber trabalhar em equipe tornam-se variáveis vitais para resolver esta equação. Saber conduzir o processo de geração de novas ideias é fundamental para a transformação e mudança.

Neste texto apresentamos algumas das habilidades e competências que o mercado tem procurado nos profissionais, e que serão ainda mais importantes até 2025.

O desenvolvimento da carreira é responsabilidade do profissional e, por isso, é fundamental assumir o protagonismo. Não terceirize a gestão da sua carreira, muito menos sua educação.

Como disse Murilo Gun, especialista em criatividade, “a melhor maneira de garantir a estabilidade, é saber lidar com as instabilidades”.

Enéas Pereira

Juiz de Fora, MG