Menu
united-kingdom 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Cuiabá

Você está em Blog DMC > Cuiabá

Conheça os temas do WCD 2021: Criatividade, Originalidade e Iniciativa


banner dmc

O que nos motiva a participar do World Creativity Day, está relacionado ao interesse pelo futuro das relações de trabalho e por extensão às relações sociais de produção, consumo e cultura apontadas no relatório “The Future of Jobs 2020”, do Fórum Econômico Mundial. Segundo o documento, o “futuro do trabalho”, chegou trazendo a aceleração da automação  mas também as suas contradições.

Em resumo, a estrutura deste relatório apresenta um mapeamento dos empregos e habilidades com projeção de tendências positivas no futuro. O Fórum estima que até 2025, cerca de 85 milhões de empregos podem ser substituídos por alterações nas relações de trabalho entre humanos e máquinas e outros 97 milhões de empregos poderão surgir aprimorados a partir das intervenções humanas, das máquinas e dos algoritmos.

Há pesquisas que indicam que as empresas mais competitivas serão aquelas que investirem no seu capital humano, especialmente na requalificação das habilidades e competências essenciais de seus funcionários. Dentre essas habilidades destaca-se a Criatividade, que no ambiente corporativo gera Inovação. Não por acaso ela saltou da 10ª para a 5ª posição das habilidades mais demandadas entre profissionais nas últimas décadas.

 Muito se fala sobre Criatividade. É um dom ou podemos desenvolvê-la? A criatividade é a capacidade de quem possui ideias simples e originais para solução de problemas e que pode ser estimulada. 

Os criativos são aqueles “inconformados” e “inquietos”, que se dispõe a indagar e analisar o seu entorno e o seu interior para buscar sensações, emoções, ideias e novas soluções para antigos problemas. A Criatividade, entretanto, pode estar presente em todas as áreas e ser considerada uma técnica de resolução problemas aplicada em todas as atividades humanas. Porém, exige atitude positiva e desenvolvimento de aptidão.

Selecionamos para você algumas dicas que especialistas sugerem para o desenvolvimento da Criatividade:

1. Tenha uma mentalidade de crescimento com a mente aberta.

2. Adquira conhecimentos através de vários meios, exercitando seu cérebro.

3. Valorize e anote suas ideias.

4. Combine ideias antigas.

5. Participe ativamente de diferentes experiências.

6. Enxergue o problema.

7. Conheça o propósito.

8. Permita-se estar vulnerável.

9. Confie no processo.

10. Use a emoção criativamente.

No contexto de isolamento, aproveitar o tempo livre para aprofundar pensamentos e ressignificar os novos padrões a serem incorporados faz com que a criatividade deixe de ser uma capacidade pessoal para se converter em um bem social que transite da adrenalina para a emoção transformadora.

 

Viviane Lemes

Líder Local WCD  em  Uberlândia, Minas Gerais, Brasil