Menu
malaysia 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

World Creativity Day: o que justifica o título de maior festival colaborativo de criatividade do mundo?


banner dmc

Criado em 2014 pelo psicólogo e especialista em Economia Criativa, Lucas Foster, a primeira edição do festival, já movida pelo valor da colaboração, contou com a participação especial do autor britânico John Howkins, escritor do best seller Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas e palestras de empresas como Google, Heineken e Youtube.

Em 2016 um ano antes da ONU incluir o dia mundial da criatividade e inovação em seu calendário oficial de datas comemorativas, executivos de empresas como IBM, Google, Bradesco, Banco Itaú, Braskem, GPA, e profissionais influentes das indústrias criativas, unidos, marcaram presença como palestrantes para cerca de 800 participantes,no festival na sede da escola britânica de artes criativas na Vila Madalena em São Paulo.

Em 2017, o Dia Mundial da Criatividade, idealizado no Brasil, respondeu aos pedidos do secretário-geral das Nações Unidas sobre a resolução 71/284, para dar visibilidade e chamar a atenção acerca da Data à retirar - de todos os estados membros, organizações do sistema das Nações Unidas, e outros organismos internacionais e regionais. Bem como a sociedade civil, incluindo organizações não governamentais e indivíduos sobre a designação de 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

Em 2018 o Dia Mundial da Criatividade seguiu crescendo na primeira edição realizada na data oficial em 21 de abril foi lançado o World Creativity Network, guiado pelo espírito colaborativo, uma plataforma para que qualquer pessoa no mundo tenha acesso a serviços e conhecimento para realizar um festival colaborativo de Criatividade e Inovação em sua cidade. Neste ano foram 14 cidades de norte a sul do Brasil com mais de 300 atividades e cerca de 4.500 pessoas impactadas pelo WCD.

Em 2019 o Festival mostra sua força disponibilizando 50.000 vagas gratuitas em mais de 1.000 atividades oferecidas em 50 cidades em 04 países, simultaneamente. Ao todo 22.000 inscrições foram realizadas em eventos organizados por 580 voluntários em mais de 220 espaços como: universidades, empresas, centros culturais, espaços de coworking, museus, parques e espaços públicos.

Já em sua terceira edição em 2020 obtivemos a certeza que o World Creativity Day era muito mais forte pelo valor de sua comunidade e colaboração do que pelos eventos que realizaria. No auge das suas inscrições, quando mais de 2100 atividades, 1.300 voluntários, em 115 cidades, 15 países que já tinham suas participações confirmadas no WCD, recebemos a notícia do fluxo de uma pandemia no mundo, e o cancelamento de todos os eventos presenciais.

Houveram desistências, incertezas e a transformação de um evento 100% presencial para o formato digital aconteceu, a comunidade se manteve unida e o evento foi realizado pela primeira vez através de transmissões ao vivo e gravações. Conteúdo de qualidade e excelência, assim se fez a primeira versão digital do World Creativity Day. Com a participação de 89 cidades, 941 atividades foram disponibilizados através do aplicativo do WCD nos mais diversos formatos e foi alcançado o número de 12.000 mil downloads.

Agora em sua quarta edição oficial, em 2021, pelo segundo ano consecutivo o festival será desenvolvido e transmitido em um formato online. E superou mais uma vez todas as expectativas marcando sua presença em mais de 121 cidades de 19 países ao redor do mundo. O World Creativity Day está presente hoje nos 6 continentes, desenvolvendo um trabalho incrível de desenvolvimento e transformação positiva no mundo através da Criatividade com uma rica comunidade formada por organizações e pessoas movidas por essa nossa grande causa.

Naiara J Santos

Líder local WCD em Montes Claros, Brasil