Menu
liberia 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Quem criou o Dia Mundial da Criatividade?


banner dmc

Lucas Foster (@lucasfostercc) descobriu na Criatividade o seu propósito de vida. Ele é um dos maiores especialistas brasileiros em Economia Criativa. 

Apaixonado pela vida, psicólogo, empresário, especialista em criatividade e desenvolvimento, ele é o idealizador do Dia Mundial da Criatividade (@worldcreativityday).
 
Conheça mais sobre o idealizador do maior Festival Colaborativo de Criatividade do mundo, o World Creativity Day
Em sua trajetória, Lucas Foster incentiva a criatividade e o empreendedorismo como uma forma de trazer mais qualidade à experiência de vida das pessoas. Ativista da Economia Criativa, exerce sua liderança através de projetos com impactos massivos e globais como o Prêmio Brasil Criativo e o World Creativity Day].
É uma das principais lideranças da Nova Economia, sendo também uma referência internacional da Economia Criativa brasileira. O Dia Mundial da Criatividade, idealizado por Lucas Foster é considerado, assim hoje, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, presente em mais de 121 cidades de 19 países ao redor do mundo.
E o Prêmio Brasil Criativo, tornou-se a premiação oficial da Economia Criativa brasileira, contando com a chancela do Ministério da Cultura (2014) e apoio institucional da UNESCO (2016). Como empresário, investe em negócios da Economia Criativa através da Originals Network, holding proprietária das empresas ProjectHub, LabCriativo e Originals Media House.
Lucas Foster foi pioneiro e organizou, por meio da ProjectHub e LabCriativo,  o WCD pela primeira vez em 2014,  fez história celebrando a Criatividade com a realização de diversas atividades simultâneas em 13 cidades brasileiras, dando origem ao Dia Mundial da Criatividade.Para Foster, este é um dia para lembrar que olhando para o problema, buscando repertório e colaboração é possível mudar o mundo. Movido pelo seu propósito, a Criatividade, ainda em 2017, Foster se inscreveu em um programa de aceleração de startups do governo canadense e foi aprovado.
Então, permaneceu o segundo semestre no Canadá para retornar ao Brasil somente em janeiro de 2018, quando decidiu residir em Florianópolis, capital de Santa Catarina.No Sul do país, passou a desenvolver mentorias por meio de um programa contínuo, chamado Creative Hub, que atende empreendedores criativos de todo país. O mesmo serviço foi disposto para atender o setor corporativo através do LabCriativo.
Ministradas em sessões online, ao todo, desde o primeiro semestre de 2018 já houve quatro turmas orientadas dentro do Creative Hub, sendo que a última ocorreu durante o primeiro semestre de 2020. Atualmente, Lucas Foster reside em São Paulo e segue sua jornada como ativista da Criatividade e Empreendedor, sendo conhecido como o pai do Dia Mundial da Criatividade e mentor de Economia Criativa, um dos setores mais importantes para a Economia do Século 21.
Realiza palestras nacionais e internacionais para grandes empresas, entidades empresariais, universidades, hubs de inovação e grandes festivais como SXSW, TEDx e Rock in Rio Innovation Week Lisboa. E apoia também empreendedores e profissionais criativos de todas as regiões do país através de programas de educação empreendedora como mentor em parceria com instituições de ensino e grandes empresas.