Menu
colombia 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Conheça os Temas do WCD 2021: Arte, técnicas e expressões artísticas


banner dmc

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a criatividade é uma extensão do desejo natural dos bebês de compartilhar e de se comunicarem. Fazer arte desde muito cedo ajuda os bebês a desenvolverem habilidades motoras e sociais, como a linguagem e perspectivas, bem como conectarem-se aos outros ao se expressarem. 

 

É indiscutível que a arte está nas nossas vidas desde o início. Ela é a forma de expressão e de comunicação que utilizamos desde quando ainda não temos sequer um repertório de palavras para fazer isso de forma verbal. Ela permanece conosco enquanto forma de expressão e empatia conforme crescemos e assume um papel de transformação no mundo como ferramenta para uma mudança social. Conforme diz Leon Tolstoy, o propósito da arte é criar uma ponte de empatia entre nós e os outros. 

 

No Artigo para o Fórum Econômico Mundial intitulado “Why we need artists who strive for social change” (Porque precisamos de artistas que lutam por mudanças sociais), Heinecke escreveu que estamos vivendo uma época em que o mundo precisa de mais “Artepreneurs”, termo que se refere às “pessoas que buscam a sua missão social através de meios artísticos e criam modelos inovadores, escaláveis e mensuráveis ”.

 

Esse tipo de conceito posiciona os artistas de uma forma diferenciada: eles e suas artes deixam de ser o centro para que o centro vire o contexto da relação ativa com a sua audiência. Heinecke relembra que há 10 anos atrás, o termo “Social Enterpreneur” era completamente desconhecido, assim como o “artepreneurs” é hoje. A verdade é que precisamos de líderes artísticos, de diversas origens e com uma variedade de experiências de vida, que possam moldar narrativas e nos ajudem a remodelar o mundo.

É com essa perspectiva que a Comissão Organizadora do Dia Mundial da Criatividade optou por adicionar a categoria de Artes, técnicas e expressão artísticas como uma das 3 complementares às 10 do Fórum Econômico Mundial.

 

Dentro dessa temática, é possível discutir sobre uma infinidade de assuntos. Por exemplo, pode-se ir especificamente abordar uma técnica ou forma de expressão artística como a colagem, o bordado, a fotografia, entre outros; pode-se falar no contexto de mudança social global, como o papel da arte na educação ou o papel dos líderes artísticos nesta mudança; pode-se ainda referir-se, em uma visão mais estrita, à movimentos artísticos históricos e como eles representaram a mudança de mentalidade naquele período.

 

As opções são muitas. O que importa, dentro da sua escolha, é realmente que você crie narrativas empáticas que nos ajudem na revolução criativista que já está acontecendo. E então, podemos contar contigo? 



Camila Aldrighi

Líder local WCD em Porto, Portugal